top of page
  • Whatsapp
  • Instagram

Método de 7 cartas para entender uma demissão e como superar a crise

  • Foto do escritor: Reduto Místico
    Reduto Místico
  • 11 de ago.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 25 de ago.

Você se dedica, se vira nos 30, engole sapos… e aí, numa manhã que tinha tudo para ser normal, vem a bomba: você está sendo desligado da empresa.


O chão some. A revolta vem junto com a frustração, e a cabeça não para de pensar naquele monte de dívidas e compromissos financeiros. Os boletos não esperam. E agora? O que fazer?


ree

É uma situação bem comum de aparecer na mesa do cartomante. E sim, já aconteceu comigo. Por isso, hoje quero compartilhar uma dica de método de Tarot sobre trabalho, composto de 7 cartas.


Você está passando por isso? A ideia desse post é te ajudar a entender o que aconteceu e enxergar uma luz no fim do túnel.


O que você vai precisar:

  • Um baralho de Tarot Rider Waite-Smith (ou sorteie online, nesse site aqui)

  • Conhecimento básico a intermediário


Bora?


O Método

A proposta dessa jogada é olhar passado, presente e futuro. Assim, você consegue entender o que rolou, aprender com o desligamento e traçar metas mais claras para se recolocar o quanto antes.


São 7 posições:

  1. Motivo Principal - a razão que mais pesou na sua demissão (que pode ser diferente da justificativa oficial do seu chefe)

  2. Motivo Oculto - o que não foi dito, mas influenciou na decisão

  3. Poderia ser evitado? - mostra se a situação estava ou não sob seu controle. Para você parar de se culpar (ou enxergar os erros)

  4. Aprendizado – uma lição de autoconhecimento, mas sem positividade forçada

  5. Conselho - o que fazer para encontrar outro emprego? Uma orientação prática para aumentar suas chances no mercado de trabalho

  6. Futuro - estimativa de tempo para conseguir outro emprego

    Dica: delimite um prazo essa posição, como “próximos 3 meses” ou "até o fim do semestre"

  7. A grande força – um talento ou habilidade que pode abrir novas portas para você, e que deve ser mostrado, valorizado daqui para frente.


Sacadas extras

O ideal é usar o baralho todo, sem medo de misturar arcanos maiores, menores e figuras da corte. Porém, se você está começando os estudos agora e ainda acha difícil, aqui vão algumas dicas.

  • Muitos arcanos maiores: a situação eram complicada, estava fora do seu controle, ou se trata de uma lição necessária para a sua evolução.

  • Muitos arcanos menores: as suas escolhas diárias, postura e livre-arbítrio tiveram um peso maior nos acontecimentos.

  • Muitas figuras da corte: houve influência e fofoca de várias pessoas (chefes, colegas).

  • Observe o padrão geral das cartas que saíram. Há predominância de algum número? Naipe? Símbolo?


Exemplo prático

Para ilustrar, tirei algumas cartas aleatoriamente para uma consulente fictícia. Vamos chamar ela de Hermione.


Lembre que contexto é tudo. Aqui, vou apenas levantar possibilidades.


  • O Motivo Principal ➞ Justiça

  • O Motivo Oculto ➞ 2 de Ouros

  • Poderia Ser Evitado? ➞ A Roda da Fortuna

  • Aprendizado ➞ 4 de Ouros

  • Conselho ➞ A Morte

  • Futuro ➞ Pajem de Ouros

  • Talentos ➞ 8 de Ouros


ree

✷✷✷


Análise:

A carta da Justiça como motivo principal fala de um corte racional, baseado em métricas de desempenho e necessidades de reestruturação interna. Do ponto de vista de negócio, o investimento em Hermione não estava trazendo o retorno esperado. A balança da Justiça pesa os prós e contras sem um pingo de favoritismo. Pode indicar também que alguma cobrança ou meta não foi atendida por Hermione, pois Justiça é uma carta cobradora.


2 de Ouros como motivo oculto indica que a gestão ponderou entre duas pessoas. Provavelmente tinha outra pessoa na corda bamba, mas no final a balança pesou mais para Hermione!


Será que dava para evitar? A Roda da Fortuna indica que provavelmente não. Em termos mundanos, faz parte da cultura dessa empresa reciclar times, mudar as pessoas de núcleo e pegar as pessoas de surpresa. Em termos divinos, há uma possível influência espiritual na situação. Hermione não ia durar muito nessa empresa. Não por falta de competência, mas talvez porque sua energia e objetivos não ressoavam com a organização.


Qual o aprendizado necessário? 4 de Ouros. Um puxão de orelha para a consulente guardar dinheiro e parar de contar com uma suposta estabilidade no mundo corporativo. E não ser gastona.


O conselho vem duro com a Morte. Aceite o fim com dignidade. O corte é um convite para uma mudança de vida. Hermione deve fugir de empresas e vagas similares a essa, pois já vem desgastada na vida profissional há um bom tempo. Se possível, mudar de ares, cargos, área etc.


Qual o futuro profissional de Hermione? Surge uma carta duplamente lerda, pois é um pajem (paradão) + naipe de ouros (mais lento de todos). Isso significa que encontrar um novo emprego não será tão rápido. A consulente vai ter que se planejar como for possível para segurar alguns meses sem dinheiro. Mas vai surgir sim uma nova oportunidade, pois o pajem representa novidades.


Por fim, qual talento será a força de Hermione daqui para frente? 8 de Ouros.

1) Seus talentos são dedicação, organização, detalhismo, a busca por excelência até nas pequenas coisas do dia a dia. É isso que ela deve mostrar para brilhar nos próximos empregos.

2) Talvez Hermione consiga monetizar uma habilidade. A carta convida Hermione a olhar para dentro: que habilidade prática, aprendida "na raça" ao longo dos anos, ela desenvolveu? Exemplos de talentos do elemento terra: culinária, artesanato, jardinagem, estética, reparos ou cuidados domésticos, cuidados com pets etc.

Essa carta também indica a opção de vender o que se tem em abundância para levantar dinheiro rápido. Especialmente, coleções de objetos parecidos ou com a mesma função.


Observações adicionais

Lembra que eu falei sobre observar a predominância de determinadas cartas na leitura?


A presença de 3 Arcanos Maiores sugere que a demissão não foi um acaso, e sim um aprendizado significativo e necessário para Hermione. Cartas como Justiça e Roda da Fortuna falam de lei do retorno, consequências e alinhamento. A justiça dos homens somada à justiça divina. A ideia não é de punição, mas de correção de rota.

Hipótese: se no trabalho Hermione tinha uma energia de constante insatisfação e reclamação, o Universo pode ter conspirado para resolver essa dissonância. É aquele "empurrãozinho" forçado e doloroso que ninguém quer, mas que a vida dá para nos tirar de onde não deveríamos estar.


Olha que interessante! Todas as outras cartas são do naipe de ouros. Isso levanta algumas possibilidades.

  • A demissão foi motivada por questões práticas do dia a dia, que Hermione não seguiu à risca ou não desenvolveu no nível exigido pela empresa. Ouros fala daquilo que é tangível, daquilo que é rotineiro. Pajem é desatento e 4 de Ouros é meio teimoso para aprender.

    Mas sabemos bem que coordenadores do mundo corporativo adoram caçar pelo em ovo, nada nunca está bom...

  • O que está em jogo nesse momento de vida da consulente é dinheiro e dívidas, não realização pessoal; depois da tempestade (Morte) vem a promessa de um recomeço (Pajem), onde ela poderá recomeçar do zero, demonstrar melhor seus talentos e ter mais autonomia no trabalho (8 de ouros)...


Conclusão

No exemplo acima, nossa consulente fictícia entendeu os motivos de seu desligamento. Por que isso é importante? Para evitar erros no futuro e tomar consciência sobre como nossa energia e padrão de pensamentos e escolhas afetam a nossa vida.


Uma demissão pode ser o empurrão que você precisa para buscar aquilo que realmente AMA fazer.


Se você está passando por isso, use o Tarot como aliado. As cartas não são apenas ferramentas de autoconhecimento; elas podem se tornar seu mapa estratégico na vida profissional!


Prefere deixar o Tarot nas mãos de um profissional? Eu posso ajudar.

Marque uma consulta comigo, vou adorar te atender!

Comentários


Dê os créditos ao compartilhar. Plágio é crime.

Copyright © 2025 Reduto Místico - Todos os direitos reservados

bottom of page