Como identificar charlatões no mundo da cartomancia
- Reduto Místico

- 24 de out.
- 5 min de leitura
Atualizado: 7 de nov.
A Cartomancia é uma prática centenária que exige estudo, experiência e ética. Não é científico, mas tem sua própria lógica. E mesmo em 2025, ainda é alvo da desinformação e ganância de algumas pessoas.
Cabe aos cartomantes sérios lutarem contra isso. Por isso, preparei uma lista com dicas para você detectar possíveis fraudes.
Ah, se você é cartomante e está cometendo algum erro abaixo, ainda dá tempo de corrigir!
Preços exagerados
Outro dia apareceu no meu feed um post de alguém oferecendo consulta a R$ 1,50. Isso mesmo que você leu: UM REAL E CINQUENTA CENTAVOS. Mais barato do que um docinho de leite aqui perto de casa. Mais barato do que corrigir uma redação para Enem nessas plataformas online fajutas.
Cada um é livre para colocar o preço que achar melhor, conforme o tempo de experiência e qualidade da entrega. Mas, mesmo assim, existem limites!
Sinceramente, não acho que uma consulta valha menos do que vinte reais. E também não acho que deva custar um rim. Valores muito baixos desvalorizam a nossa categoria e desvalorizam o próprio profissional. Passam a impressão de amadorismo e inexperiência.
Ausência de um rosto
Entendo que muita gente prefira montar um canal ou perfil dark, por timidez, medo de preconceito ou por ser mais fácil. Gasta menos a energia. Para alguns nichos funciona, mas não é o caso de quem vende um serviço particular e íntimo, como uma leitura de cartas.
O cliente precisa confiar na pessoa!
Não mostrar o rosto, não falar o nome (não vale pseudônimo, como “Cigana Esmeralda”), não falar sobre a própria formação ou trajetória, tudo isso é típico de quem não quer ser rastreado.
Conteúdos sem identidade
Já cruzou com algum perfil que todas as fotos e conteúdos são gerados por IA? A foto de perfil, as imagens do feed, os textos das legendas, a narração, tudo. Nada é autêntico. Se bobear, a pessoa usa IA até para fazer as consultas...
Entendo que as pessoas busquem cada vez mais praticidade, ainda mais numa era de inteligência artificial. Mas, em algum momento, você precisa botar a cara a tapa.
Usar somente fotos de IA é o mesmo que nunca mostrar o rosto: não gera confiança.
Comunicação genérica
A Cartomancia não é sobre mensagens superficiais, como “vai aparecer um homem loiro na sua vida”, “você será muito feliz no amor”, "hoje a semana será de grandes mudanças" etc. Isso não ajuda ninguém.
Em tempos de inteligência artificial, qualquer pessoa pode fingir que é um cartomante. Conteúdos rasos podem até ajudar a atrair seguidores, mas não demonstram expertise. A verdadeira Cartomancia é detalhista e tem diversos usos possíveis.
Promessa de solução rápida
Acredite: nenhum cartomante sério vai te fazer promessas como “trago seu amor de volta em sete dias”, “afasto rival”, “faço você enriquecer” etc. Isso não existe.
Esse negócio de controlar as emoções e o livre-arbítrio dos outros é coisa de filme, não da realidade. A manipulação energética não funciona dessa forma.
Animais em risco
Infelizmente, já encontrei anúncios de rituais que envolvem o sacrifício de animais para se conseguir tal coisa ou para se vingar de alguém. Funciona? É claro que não! Sem contar que só revela o caráter nefasto do "profissional".
Não existe justificativa espiritual para atos de crueldade.
Sem contatos pessoais
Uma coisa é ser uma pessoa discreta, low profile, que não tem muita paciência para redes sociais, que valoriza a segurança. Eu mesma sou assim, haha.
Outra coisa é vender um produto ou serviço e não ser transparente com o cliente.
Ao vender qualquer coisa, é preciso ter alguns pontos de contato e informações acessíveis. Um e-mail, um WhatsApp, um site, um rosto, um CNPJ etc. O cliente precisa saber com quem você está lidando.
Muitos anos atrás, quase caí em um golpe. Era uma "loja" de produtos místicos importados que eu via com frequência no Instagram. Tinha milhares de seguidores e produtos incríveis, mas era aquele tipo de conta fria, sem rostos, que só postava fotos. Achei estranho, mas imaginei que pudesse ser um dropshipping. Entrei no site, tentei comprar um tapete no cartão e a compra foi recusada por um “erro desconhecido”. Só aceitavam Pix. Achei mais estranho ainda. Fui pesquisar no Reclame Aqui e encontrei centenas de reclamações de pessoas relatando que caíram num golpe. Ninguém recebia os produtos! Todos tentavam algum contato e a loja não respondia ninguém. Eu cheguei até a denunciar a loja para a plataforma de e-commerce, mas não acreditaram em mim. Disseram que eu deveria ter me decepcionado com a loja e que isso era apenas um caso isolado. Entretanto, meses depois, a loja foi derrubada do Instagram e o site desapareceu.
Moral da história: contas sem rosto e dados pessoais têm probabilidade bem maior te enganar.
Conteúdo roubado
Infelizmente, é outra coisa que tenho visto muito nas redes sociais. E o pior é que, quando a gente denuncia, não dá em nada!
Nem sempre é tão fácil identificar conteúdo plagiado, mas existem sinais:
ausência de legendas explicativas nas publicações, ou legendas que só contêm link de venda
ausência de pontos de contato, como e-mail, WhatsApp, site, CNPJ (se for loja), nome do responsável
muitos erros gramaticais
conta muito recente
vídeos e fotos em baixa qualidade
Uma dica para combater isso, se você for produtor de conteúdo, é desabilitar a opção de “permitir que baixem meus vídeos”.
Outra dica é observar as contas que aparecem como sugeridas no seu perfil. Foi assim que descobri que estava sendo plagiada! Por acaso, cliquei numa dessas contas e vi que estavam usando as minhas legendas, ipsis literis, para falar do significado das cartas.
Anúncio fantasma
É quando a pessoa anuncia um produto ou serviço no Instagram, mas não tem conta lá. Tem conta apenas no Facebook. Ao visitar o perfil você percebe que é uma conta genérica, sem identidade pessoal.
Mil especialidades
Como qualquer profissão, é natural desconfiar de quem se diz especialista em tudo.
Quando alguém se apresenta como cartomante, médium, vidente, quiromante, magista, astrólogo, numerólogo, benzedeiro, psicólogo, tudo ao mesmo tempo, é válido questionar. Você pode estudar vários assuntos, mas dificilmente terá verdadeira expertise em todos.
Previsões que nunca acontecem
Se você sempre recebe a mesma previsão e ela nunca se realiza, desconfie. Ainda mais quando você questiona e o cartomante responde assim: “é preciso ter paciência”. Isso é sinal de charlatanice.
Ou a pessoa realmente errou a previsão (o ego não permite admitir), ou a pessoa disse exatamente o que você queria ouvir para fazer você voltar.
Golpes existem em todas as áreas, e a cartomancia não é diferente. Essas dicas vêm da minha experiência pessoal, portanto não encare como regras absolutas, e sim como alertas!





Comentários