Qual oráculo é melhor: Tarot ou Lenormand?
- Reduto Místico

- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Os dois oráculos de cartas mais populares do mundo ainda são motivo de debates e até rixa entre algumas pessoas. Tem quem defenda o Tarot, por ser mais antigo e ter mais cartas, tem quem defenda o Lenormand (Baralho Cigano), por achar mais acessível.
Mas será que um funciona melhor do que outro? Qual deles é mais preciso?

A verdade é que ambos são ricos, complexos e igualmente úteis para se descobrir segredos alheios e mistérios internos. E também é verdade que cada um tem suas particularidades e os tipos de pergunta que funciona melhor.
TAROT

O Tarot tem 78 cartas, subdivididas em 3 categorias: arcanos maiores, arcanos menores e figuras da corte. Isso significa que há uma sequência lógica entre elas, como se o baralho contasse uma história.
Aqui, tudo é relevante na construção de sentido: a "categoria" da carta, o número, o naipe (ou elemento), o cenário, as cores, se há pessoas ou não, a interação entre elas, a postura de cada uma, símbolos, referências bíblicas etc. Por isso, estudar Tarot pode dar mais trabalho.
Na minha experiência, o Tarot responde melhor perguntas mais complexas, de cunho psicológico e emocional. Quer dizer que não funciona para assuntos cotidianos e banais? Funciona. Porém, tende a responder de forma enrolada, complicada. Digamos, mais filosófica. Força você a pensar!
Você quer só a resposta direta, mas ele traz o contexto, a sua energia, os problemas ao redor, seu padrão comportamental...
LENORMAND / BARALHO CIGANO

No passado, eu achava que o Tarot era mais profundo. Portanto, superior ao Lenormand. Mas a prática me mostrou o contrário. Os símbolos do Lenormand são multifacetados!
Ele tem menos cartas e referências simbólicas que o Tarot. Não tem divisões internas. Ainda assim, existe uma linha de raciocínio que percorre todo o baralho, ligando a primeira carta à última. Aqui, o foco não está na cena, mas no símbolo.
O Lenormand/BC responde melhor perguntas objetivas e práticas, ligadas ao mundo material. Quer dizer que não funciona para assuntos sobre emoções, espiritualidade e comportamento?! Funciona. Porém, responde de forma direta, pá pum.
Primeiro a resposta, depois os motivos.
Importante esclarecer que o termo "Tarot cigano" é equivocado. Tarot é tarot, baralho cigano é baralho cigano. São dois oráculos diferentes com simbologias diferentes.
Mas e aí, qual estudar primeiro? Aquele que chamar mais a sua atenção! Ambos podem trazer a luz que você precisa para entender o seu momento de vida.





Comentários